INÍCIO   >  BIBLIOTECA  >  Fundos Documentais

Série Vermelha de Manuscritos

Fundo proveniente do antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus, composto por 980 volumes manuscritos da biblioteca dos frades da Ordem Terceira de S. Francisco, e documentos do cartório do Convento, poucos, porque a maior parte desta documentação se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

As temáticas são variadas e constituem uma importante fonte histórica: capítulos de Cortes, Teologia, Direito Canónico, correspondência diplomática, miscelâneas literárias, epistolários, sermões, itinerários de viagem, textos sobre a história colonial, abundantes dados sobre igrejas e conventos, e alguns códices árabes. Destacamos: Corão (séc. XIV –XV ?), Kibtãb al-Hawi de Muhammad ibn Zakariyyã al-Rãzt, Curiosidade de Fr. Vicente Salgado (séc. XVIII)

Catálogo da Série Vermelha de Manuscritos – Vol. I (PDF)

Catálogo da Série Vermelha de Manuscritos – Vol. II (PDF)

 

Série Azul de Manuscritos

É composta por 2012 documentos, originais e cópias, muitos deles de valor e raridade com extensa amplitude cronológica e grande variedade de temas: história, literatura, linguística, ciências, medicina, teatro, arqueologia, arquitetura, ensino, legislação, numismática, economia, direito, heráldica, genealogia, diplomacia, assuntos castrenses, expansão ultramarina, instituições administrativas, políticas e religiosas, relações de viagens, correspondências várias, etc. Dos vários livros iluminados que enriquecem a Série Azul, destacamos o Atlas de Lázaro Luís (1563), a Memoria das armadas que de Portugal passaram ha India (séc. XVI), ambos publicados em fac-símile pela ACL, o Livro de Horas da Condessa de Bertiandos(séc. XVI?) publicado em fac-símile pela Boreal Ediciones y Xuntanza Editorial em 2004, e a Chronica de Hespanha (1344).

Catálogo Manuscritos Série Azul (PDF)

 

Livraria do Convento de Nossa Senhora de Jesus

Fundo conventual impresso, composto por 24 174 volumes, cujo tratamento documental informatizado ficou concluído em dezembro de 2008.

Cerca de 21 600 volumes encontram-se disponíveis para pesquisa em linha. A totalidade da coleção encontra-se disponível para consulta no catálogo informatizado na biblioteca da ACL.

As temáticas abordadas são: Teologia, Filosofia, Direito Romano, Direito Canónico, Jurisprudência, Humanidades, História, Hagiológios, Matemática, História Natural e, de um modo geral, todos os temas que interessavam ao espírito iluminista da época. Deste conjunto, destacaríamos os 100 incunábulos que o integram e algumas obras quinhentistas ibéricas, como seja a edição de 1589 dos Diálogos de Fr. Amador Arrais, a edição de 1593 da Esfera de André de Avelar, a edição de 1552 do Rerum memorabilium Hispanae de Vaseu, a edição de 1528 da Copilación de todas las obras del famosíssimo poeta de Juan de Mena, a edição de 1585 da obra De los nombres de Christo de Frei Luís de León, etc.

Catálogo PACWEB da Livraria do Convento de Jesus

 

Cartografia

Fundo constituído por 700 documentos.

 

Iconografia

Fundo constituído por 1500 documentos.

 

Monografias

Fundo composto por mais de 300 000 documentos.

 

Periódicos portugueses

Este fundo abrange todas as áreas do conhecimento e já conta com cerca de 3000 títulos. Atualmente continua em crescimento e a ser atualizado composto por mais de 300 000 documentos.

 

Seriados Estrangeiros

Este fundo contém publicações que remontam ao século XVIII continuando a ser alimentado devido permutas com instituições congéneres e ofertas. Já se encontram informatizados mais de 2000 títulos.

 

Livros escolares

Fundo constituído por cerca de 3800 documentos, sendo na maioria manuais escolares do século XX, constituindo uma fonte importante para o estudo e evolução do ensino em Portugal.

 

Sala Brasil

Coleção constituída a partir de uma doação da Embaixada do Brasil à ACL de cerca de 100 monografias que figuraram na Exposição Mundo Português, que decorreu em Lisboa em 1940, às quais foram acrescentados cerca de 800 documentos. Destas obras destacam-se algumas publicações do início do século XX relacionadas com a etnografia brasileira.