INÍCIO   >  INSTITUTOS  >  Instituto de Altos Estudos – IAE  >  Seminário de Jovens Cientistas  >  Regulamento

Regulamento do Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa

Artigo 1.º

O Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa funciona integrado como agrupamento autónomo daquele Instituto.

Artigo 2.º

Será dirigido, sob a autoridade da Direcção do Instituto de Altos Estudos, por uma Comissão Directiva, composta por três académicos, um deles com a função de Presidente e os outros com a função de vogais. Essa Direcção será proposta pela Direcção do Instituto de Altos Estudos à homologação da Presidência da Academia.

Artigo 3.º

1. O Seminário de Jovens Cientistas terá o máximo de vinte membros, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos de idade, escolhidos nas várias áreas dos saberes, e cultivando uma perspetiva transdisciplinar.

2. Os candidatos devem aliar um currículo académico e profissional da máxima distinção, se possível já com reconhecimento internacional

Artigo 4.º

Os membros do Seminário dos Jovens Cientistas serão divididos em duas Secções correspondentes às duas Classes da Academia, embora com especificidade temática sempre variável, de acordo com a orientação definida pelo Instituto de Altos Estudos.

Artigo 5.º

1) O Instituto de Altos Estudos funcionará em cooperação com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, de acordo com o Protocolo de 20 de Maio de 2014, ao qual serão solicitados sugestões de convites a fazer para preencher as respetivas secções e especialidades.

2) A mesma solicitação será feita às Secções das duas Classes da Academia.

3) A seleção final dos candidatos será feita pela Comissão Diretiva do Seminário dos Jovens Investigadores e homologada pela Direção do Instituto dos Altos Estudos.

Artigo 6.º

Os membros do Seminário dos Jovens Cientistas que terminem o seu período de pertença, com louvor da Direção recebem um certificado do Instituto de Altos Estudos.

2) Os membros do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas têm a dignidade de Conselheiros da Academia das Ciências de Lisboa. Feito em Lisboa, no dia 28 de Janeiro de 2014

Academia das Ciências de Lisboa

O Presidente

O Vice-Presidente

O Secretário-Geral

O Tesoureiro

O Vice Secretário-Geral