Noticia_Atividades_EASAC

Atividades no contexto EASAC- the European Academies Science Advisory Council

A Academia Ciências de Lisboa indicou o académico Cláudio Sunkel para o Conselho da EASAC- the European Academies Science Advisory Council, sucedendo à académica Isabel Sá Correia que garantiu esta presença, desde 2022 até à sua eleição como Secretária-Geral da Academia. A EASAC é uma associação das Academias Nacionais de Ciências dos Estados-Membros da UE, Noruega, Suíça e Reino Unido e a Academia Europaea, para prestar aconselhamento científico independente sobre desafios importantes para a Europa.

No contexto EASAC, foi preparado um relatório intitulado “Security of Sustainable Energy Supplies” (Segurança do Fornecimento de Energia Sustentável) que contou com o contributo do académico Manuel Collares Pereira, por indicação da ACL. O relatório será apresentado em Bruxelas no próximo dia 8 de abril das 11-14h. A sessão é presencial e também online catalog. A inscrição é livre em www.easac-events.eu. Num cenário geopolítico cada vez mais volátil, é critica a segurança energética da Europa. Nesta sessão participam cientistas europeus que examinarão as várias facetas da segurança energética. No final, as conclusões do relatório serão discutidas com decisores políticos da UE e com a comunidade associada à “Energia” em geral. Programa sumário aqui.

No dia 14 de março realizou-se uma reunião do Conselho da EASAC em videoconferência com a participação, pela ACL, de Cláudio Sunkel e Isabel Sá Correia.

A informação sobre os eventos promovidos pela EASAC encontra-se aqui 

Outros relatórios e artigos de opinião

Foi publicado pela AAAS (The American Association for the Advancement of Science) e a Royal Society, um relatório recente que poderá ser do interesse dos académicos e da comunidade científica em geral. O seu foco é na “Diplomacia Científica numa era de disrupção”  Science diplomacy in an era of disruption. Teve por objetivo atualizar documento anterior sobre diplomacia científica de modo a adequá-lo ao atual contexto.

Refere-se ainda o comentário – Increasing Urgency for Transformative Change  publicado no âmbito da EASAC.