A Academia das Ciências de Lisboa lançou concurso de reabilitação de uma área do seu edifício – o antigo armazém de publicações – a pensar no futuro.
O novo e reabilitado Armazém da Academia vai ser um espaço de divulgação e fruição de ciência e cultura, uma nova entrada no Museu da Academia, uma nova porta aberta a quem queira visitar um notável edifício e uma celebrada instituição no coração histórico da cidade de Lisboa.
O concurso não podia ter corrido de melhor forma. Excelentes propostas a concurso, participação mobilizadora de um júri que se empenhou em escolher o melhor projeto, e um projeto ganhador que interpreta e interpela de forma feliz a intenção estabelecida no programa de partida: renovar mediante a salvaguarda do espírito do lugar, modernizar de forma ousada mas respeitando as marcas arquitetónicas de um edifício com quase 250 anos de história.
A Academia das Ciências de Lisboa está muito satisfeita com os resultados deste concurso e acredita que o Armazém da Academia vai estabelecer um marco na história desta instituição. Parabéns ao atelier de André Rodrigues Marques pela proposta vencedora. E um agradecimento especial à SRLVT da Ordem dos Arquitetos, pelo apoio técnico dado ao concurso, e à Fundação Millennium BCP, mecenas que patrocinou os prémios atribuídos.