Dando continuidade a tantas homenagens e celebrações que, desde a sua fundação em 1779, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) tem dedicado a Camões e à sua obra, decorrerão ao longo de um ano, a iniciar em 10 de junho de 2024 até ao mesmo dia do ano seguinte, diversas iniciativas de evocação desta grande e maior figura da história e cultura portuguesas.
Aqui se apresentam as principais atividades previstas, da exclusiva responsabilidade da ACL.
- Exposição bibliográfica com a designação genérica de Camões Global, a inaugurar em data próxima de 10 de junho de 2024. A exibição do exemplar da edição princeps de 1572 de Os Lusíadas será acompanhada das traduções da obra de Camões em diversas línguas, europeias e orientais, que integram a coleção da ACL, muitas delas provenientes da doação da camoniana de Manoel Queiroz Pereira. O exemplar da 1ª edição da principal obra de Camões será objeto de uma intervenção de restauro e de digitalização, ficando a versão digital disponível em acesso livre.
- Inventário e digitalização de todas as comunicações e monografias avulsas publicadas pela ACL desde a sua fundação até ao momento presente diretamente relacionadas com a obra de Camões, reconstituindo deste modo a Memória Camoniana da Academia das Ciências de Lisboa. As versões digitais de todos os textos produzidos por membros da ACL, ou seus colaboradores, ficarão disponíveis em acesso livre. Esta Memória Camoniana da ACL integrará ainda alguns dos materiais inéditos da preparação inacabada da edição crítica de Os Lusíadas, a cargo de uma comissão académica presidida por Jacinto do Prado Coelho por ocasião do 4º centenário da morte de Camões (1980).
- Colóquio dedicado a Leituras e Diálogos Interdisciplinares da obra de Camões, a realizar em abril ou maio de 2025. Serão destacadas abordagens de cruzamento entre as interpretações do texto literário e as incursões que a obra de Camões permite em diversos domínios científicos, designadamente da matemática, astronomia, história natural, geografia, economia e outras ciências sociais.
A ACL promoverá ainda outras ações de aprofundamento do estudo e divulgação da obra de Camões no âmbito dos trabalhos que vierem a ser propostos pela Comissão Nacional que coordena as comemorações camonianas de 2024 e 2025.