Deolinda Flores

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
4.ª Secção | Ciências da Terra e do Espaço

Eleição

25.05.2023 (Sócio Correspondente)

Contacto

dflores [at] fc.up.pt

Áreas de Interesse

Geologia Sedimentar; Petrologia e Geoquímica Orgânicas; Fácies e maturação Orgânicas; Impactes ambientais de resíduos exploração mineira de carvão; Biomassa como fonte energética e biochar como tecnologia de sequestro carbono.

Links
Orcid: 0000-0003-4631-7831 Ciência ID: 818-C3C3-7A81

Perfil

Doutorada em Geologia pela UPorto e Agregação na mesma universidade. É Professora Catedrática no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP e membro integrado do Instituto de Ciências da Terra (ICT), Polo da FCUP. Exerceu diversas funções de gestão académica, nomeadamente Diretora de Departamento, membro do Conselho Científico da FCUP, Diretora de ciclos de estudo. Desenvolve investigação nas áreas das aplicações geológicas e multidisciplinares da Petrologia e Geoquímica Orgânicas que resultou na produção de mais de uma centena de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais referenciados nas bases de dados internacionais ISI e SCOPUS. Foi responsável ou corresponsável pela orientação de mais de uma dezena de teses de doutoramento e de mais de três dezenas de teses de mestrado/2º ciclo da FCUP e de outras universidades.
Assumiu, ainda, cargos de gestão em organizações científicas quer como membro do Council do ICCP, por mais de 10 anos e responsável do Accreditation Subcommittee do ICCP, quer como membro da direção do Grupo de Geoquímica, quer, também, como presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Geológica de Portugal.
Foi responsável pela organização de reuniões científicas nacionais e internacionais, como o IX Congresso Nacional de Geologia / 2º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa (2014); 63rd International Committee for Coal and Organic Petrology (ICCP) Meeting (2011 e 2026);X Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e XVI Semana de Geoquímica (2010). É coeditora do International Journal of Coal Geology (Elsevier).
Integra o grupo de investigadoras da primeira edição do livro Mulheres na Ciência (2016) da responsabilidade do Ciência Viva.