Noticias_Cleonice-Berardinelli

Cleonice Berardinelli (1916-2023)

Com enorme pesar informamos que morreu com 106 anos Cleonice Berardinelli, Sócia Correspondente Brasileira da Academia das Ciências de Lisboa e figura cimeira da história da literatura e cultura luso-brasileira.

Aos seus familiares e amigos apresentamos sentidas condolências. Uma especial e fraterna lembrança à Academia Brasileira de Letras, que contou com a presença de Cleonice Berardinelli como sua destacada e insigne figura, recordada e homenageada nesta mensagem.

Cleonice Berardinelli foi mestra de todos os brasileiros que estudaram e lecionaram a literatura portuguesa, e foi também mestra de muitos que, em Portugal, puderam usufruir da sua sabedoria, sempre luminosa e cintilante. Ouvi-la falar de Camões, de Gil Vicente, de Fernando Pessoa, entre tantos outros autores, era sempre uma experiência extraordinária. Todos recordamos os seus estudos sobre um dos textos que ela mais amou, Os Lusíadas. A sua interpretação, sempre fina e elegante, abriu portas a leituras de muitos colegas e discípulos, e a densidade do seu saber iluminou todos os que puderam usufruir das suas lições, no Brasil e em Portugal.

Helena Buescu (e também Hélder Macedo, Carlos André e Onésimo Almeida)

Um testemunho já saudoso

Por Guilherme D’Oliveira Martins