A Academia das Ciências de Lisboa e os Estudos Anglísticos em Portugal ficam mais pobres com a partida de João Almeida Flor. Será recordado com saudade pelos amigos, discípulos e colegas que com ele de perto conviveram, sobretudo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
João Almeida Flor foi um dedicado membro da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. Em novembro passado deliciou os que o escutaram sobre “Hamlet na Serra Leoa”, surpreendente revelação de um espetáculo cénico shakespeariano, em 1607, a bordo de uma nau portuguesa da Carreira da Índia, testemunhado por um comandante naval britânico. A comunicação pode ser revista aqui.
Há poucas semanas enviou-nos aquele que terá sido um dos últimos textos que escreveu: a entrada para o Dicionário Histórico-Biográfico da Academia das Ciências de Lisboa sobre William Julius Mickle (1734-1788), autor da segunda tradução inglesa de Os Lusíadas, publicada em 1776, e que foi um dos primeiros sócios correspondentes estrangeiros da Academia.
Aos familiares de João Almeida Flor apresentamos sentidas condolências.