A Academia das Ciências de Lisboa manifesta o seu pesar pelo falecimento, a 3 de setembro de 2025, do académico José Simões Redinha. Eleito Sócio Correspondente a 8 de novembro de 1979 e Sócio Efetivo a 7 de dezembro de 2006, foi, desde 7 de março de 2023, Sócio Emérito da Classe de Ciências desta instituição.
Professor Catedrático Jubilado no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, onde ingressou em 1951, obteve o grau de Doutor em Química (especialidade de Química Física) na Universidade de Londres, enquanto investigador no Imperial College of Science and Technology.
Dirigiu uma linha de investigação do estudo de não-eletrólitos em solução aquosa e em estado sólido usando diferentes métodos físico-químicos de análise, orbitais moleculares naturais e simulação computacional.
Enquanto diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, notabilizou-se por reforçar a ligação entre a universidade e o meio industrial, tendo-lhe sido atribuído a Medalha de Ouro da cidade de Coimbra.