Perfil
A Dra. Mónica Bettencourt Dias obteve o seu doutoramento na University College London, em Londres, onde trabalhou em regeneração do coração com o Professor Jeremy Brockes. Posteriormente, passou cinco anos na Universidade de Cambridge (Reino Unido) como investigadora associada, estudando a regulação do ciclo celular com o Professor David Glover. Em simultâneo, fez um curso de dois anos em Comunicação de Ciência no Birkbeck College, em Londres.Em 2006, estabeleceu o seu grupo no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e, em 2018, tornou-se diretora do Instituto, cargo que ocupou até Dezembro de 2023.
O grupo de Mónica Bettencourt Dias no IGC, agora GIMM (Gulbenkian Institute of Molecular Medicine) identificou mecanismos essenciais na regulação do citoesqueleto celular, em particular na biogénese do centrossoma e no seu contributo para a tumorigénese. O seu laboratório no GIMM estuda a biogénese, estabilidade e função dos centríolos e cílios, utilizando uma variedade de organismos modelo e amostras de pacientes, combinando abordagens genéticas, celulares, bioquímicas e bioinformáticas. Está interessada em compreender como se estabelecem e evoluem as propriedades gerais dessas estruturas, tanto em animais como em várias espécies de importância ecológica.
Mónica Bettencourt-Dias e o seu laboratório receberam vários prémios, distinções e financiamentos, incluindo dois Prémios Pfizer, o Prémio Eppendorf Young Investigator, a bolsa Keith Porter (ASCB), além de ser membro do programa EMBO YIP, da EMBO e da Academia das Ciências de Portugal. Obteve também financiamentos ERC, tanto a bolsa Starting como a Consolidator.
Mónica Bettencourt-Dias participou em numerosos conselhos científicos e consultivos, tendo sido presidente da Aliança EU-Life dos Institutos de Investigação em Ciências da Vida da Europa entre 2021 e 2023. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo Científico do EMBL (Alemanha), presidente do Comité de Política Científica da EMBO e coordenadora do Conselho Científico da FCT para Ciências da Vida e Saúde. Tem estado envolvida em várias iniciativas para refletir e promover o debate sobre Política Científica em Portugal e na Europa.