HomeAcademiaMensagem do Presidente da ACL

Mensagem do Presidente da Academia das Ciências de Lisboa

A presidência da Academia das Ciências de Lisboa, uma instituição científica nacional de interesse público com quase dois séculos e meio de existência contínua, é certamente uma honra, mas é sobretudo um desafio.

Após cinquenta anos do 25 de abril, a Academia de Ciências atravessa um novo ciclo em que se está a dotar das condições para corresponder às expetativas da revolução científica que estamos a viver. Seja através da promoção, divulgação e a partilha públicas do conhecimento produzido pelos seus membros e pelas redes académicas que integram, seja pela valorização e da facilitação do em acesso aberto do imenso património material e imaterial que conserva, seja pelas palestras, debates e conferências sobre os grandes desafios contemporâneos, a Academia continua a pautar-se pelo verso de Fedro Nisi utile est quod facimus stulta est gloria (Se não é útil o que fazemos, vã é glória). 

Compartilhando a visão de um seu ilustre membro honorário, “com a ambição que deve assumir, sem complexos, de vir a ser, como quando foi criada, e em alguns outros momentos altos da sua história, o fórum mais expressivo da melhor inteligência portuguesa”, a Academia das Ciências de Lisboa deverá prosseguir e aprofundar a promoção das Ciências e da Língua portuguesa, da investigação à sua comunicação e aperfeiçoamento, através da realização de iniciativas abertas à Sociedade, da promoção do Acesso Livre ao Conhecimento, do intercâmbio científico e cultural e da elaboração de estudos e pareceres que contribuam para fazer valer o conhecimento científico nas políticas públicas.

José Francisco Rodrigues