Maria Lucinda Fonseca

Efetivo

Classe
Letras

Secção
8.ª Secção | Geografia e Ordenamento do Território

Eleição

23.02.2016 (Sócio Correspondente)
10.11.2020 (Sócio Efetivo)

Contacto

fonseca-maria [at] edu.ulisboa.pt

Áreas de Interesse

Migrações; Dinâmicas Demográficas; Políticas de Migração e Integração de Migrantes; Desenvolvimento Regional e Local

Links
https://ceg.igot.ulisboa.pt/pessoas/maria-lucinda-fonseca
https://www.cienciavitae.pt/CF10-2658-FEA9

Perfil

Maria Lucinda Fonseca é licenciada em Geografia (1978), doutorada (1989) e agregada em Geografia Humana (2005) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Iniciou e desenvolveu grande parte da sua carreira académica no Departamento de Geografia da FLUL. Com a criação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) em 2009, passou a integrar esse Instituto, onde permaneceu como Professora Catedrática até à sua aposentação em julho de 2024.
Investigadora do Centro de Estudos Geográficos desde 1974, foi fundadora e Diretora Científica do Grupo MIGRARE (2008-2024). Integra o Laboratório Associado Terra e é Membro Efetivo e Secretária da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. Foi fundadora da rede IMISCOE (MIgration Research Network) e membro do seu “Board of Directors” (2004-2024), além de integrar o “International Steering Committee” do Projeto “Metropolis International” e de várias Comissões e grupos de trabalho da União Geográfica Internacional. É também membro do Conselho Geral da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.
Coordenou e participou em mais de trinta projetos de investigação, nos domínios das migrações internas e Internacionais, políticas de migração e integração de imigrantes, demografia, estudos urbanos e desenvolvimento regional e local.
É autora e editora de mais de 20 livros e de mais de uma centena de capítulos e artigos publicados em livros e revistas científicas nas suas áreas de especialidade.
Foi Pró-Reitora da Universidade de Lisboa, Coordenadora Científica do Centro de Tradições Populares Portuguesas Prof. Manuel Viegas Guerreiro e Presidente do IGOT (2013-2019).
Em reconhecimento da sua atividade científica foi-lhe atribuída a distinção “Mulheres na Ciência” 2023 – uma iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica (Portugal).