Perfil
Maria João Pires é uma pianista portuguesa de prestígio internacional, amplamente reconhecida pela excelência das suas interpretações e pela sensibilidade musical ímpar. Iniciou a sua formação no Conservatório Nacional, em Lisboa, como aluna de Francine Benoît e Campos Coelho, prosseguindo estudos na Alemanha com Rosl Schmid (Munique) e Karl Engel (Hannover). A sua carreira ganhou projeção internacional ao vencer, em 1970, o concurso de Bruxelas que assinalou o bicentenário de Beethoven.
Intérprete magistral do repertório clássico e romântico, notabilizou-se nas obras de Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms e Chopin. Tem colaborado com os mais célebres maestros, como Claudio Abbado, Pierre Boulez ou John Gardiner, e com prestigiadas orquestras, incluindo a Berliner Philharmoniker, a Royal Concertgebouw Orchestra, a London Symphony Orchestra e a Wiener Philharmoniker. As suas digressões levaram-na aos mais importantes palcos da Europa, América do Norte, Japão e Israel.
Com uma vasta discografia nas editoras Deutsche Grammophon e Erato, gravou obras de referência como The Nocturnes, de Chopin, e Les Sonates pour Piano, de Mozart. Foi distinguida com o Prémio Pessoa (1989) e o Grammophon Classical Music Award (2015). Fundou o Centro de Belgais para o Estudo das Artes, com uma missão pedagógica e social. É Membro Honorário da Royal Academy of Music (2023), foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (1998) e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2019). É Membro Honorário da Academia das Ciências de Lisboa.