Logótipo da Academia das Ciências de Lisboa

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS
DE LISBOA

Ao Encontro da Sociedade – Ciclo “Desafios da Ciência na Sociedade Contemporânea”

Limites da Ciência

coordenação: Maria Salomé Pais (Presidente do IAE)

conferência: Jorge Soares (ACL, ANMP, RAMAO)

comentário: Alexandre Castro-Caldas


A Ciência, através do conhecimento, desempenha papel decisivo para o progresso da sociedade, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento económico e o bem-estar social.

Pela ciência se criam soluções novas para problemas emergentes e ameaçadores, como o recente surto pandémico de SARS-CoV-2 que levou à rápida mobilização da comunidade científica, cuja capacidade e empenho permitiu a descoberta de novas vacinas que, passados dois anos, evitaram milhões de mortes. Porém, a Ciência, da qual depende a sobrevivência do homem, tem de ser compreendida pela sociedade não apenas no que será legítimo esperar dela, mas também na compreensão dos seus limites (ou se existem limites) no que respeita à criação de conhecimento.

A sociedade necessita de conhecer os valores e as práticas da Ciência capazes de gerar novos conhecimentos que, desejavelmente, contribuirão para uma sociedade melhor informada, mais justa e mais feliz. Tais práticas envolvem custos financeiros que se justificam porque a ciência constitui, através das descobertas que gera, um bem público global de que todos somos potenciais beneficiários e que a sociedade deve auditar num exercício de verdadeira cidadania científica. O Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa, no cumprimento da sua missão, promove, uma reflexão ampla e plural sobre o papel da Ciência na sociedade contemporânea através do diálogo entre investigadores e pensadores de várias áreas científicas e os participantes no Ciclo de Conferências – Desafios da Ciência na Sociedade Contemporânea.

Programa detalhado

Data

08 Mar 2023
Concluídos

Horas

18:00 - 20:00

Mais informação

Acesso Zoom

Localização

online
Shopping Basket

Deixe-nos os seus comentários e sugestões.


    This will close in 0 seconds

    Please send us your comments and suggestions.


      This will close in 0 seconds