A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) tem o prazer de anunciar a realização de um conjunto de iniciativas de celebração do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões. No dia 27 de novembro, pelas 17:00, será inaugurada a exposição “Camões Universal”, uma mostra bibliográfica que reúne uma ampla coleção de traduções da obra de Camões em diversas línguas, demonstrando a difusão e impacto da obra do poeta, sobretudo de Os Lusíadas, a uma escala global. A exposição estará aberta ao público até 28 de fevereiro de 2025. Consulte o cartazAqui.
Paralelamente à exposição, a Biblioteca da ACL disponibiliza em acesso aberto um acervo digital com mais de 70 obras sobre Camões editadas pela ACL, reunindo um conjunto de estudos e ensaios que permitem enriquecer e aprofundar o conhecimento sobre a vida e obra de Camões. Esta memória camoniana na ACL pode ser consultadaAqui.
Em maio de 2025 (em data a anunciar oportunamente) a ACL organizará um colóquio sobre o tema “Camões e os saberes”, dedicado ao estudo do impacto da obra de Camões em diversos domínios do conhecimento científico.
Estas iniciativas têm o reconhecimento da Comissão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões.