Por Terras de Itália | Orquestra Académica Metropolitana
A Sinfonia Italiana é uma das peças mais populares de todo o repertório orquestral. O nome deve-se à viagem que levou o jovem Mendelssohn a passear-se por cidades como Veneza, Florença, Milão, Roma e Nápoles. Há evidência de que alguns excertos estão associados a experiências vividas, tais como o Saltarelo do último andamento. Naqueles anos, em inícios da década de 1830, Rossini vivia luxuosamente em Paris e surpreendera todos ao deixar de compor com apenas 37 anos de idade. A farsa Il Signor Bruschino havia sido estreada em 1813, num teatro de Veneza. Já em 1917, em Roma, Ottorino Respighi baseou-se em quatro peças para alaúde de finais do século XVI para recriar sonoridades antigas à luz dos «novos tempos».
Direção Musical: Jean-Marc Burfin e/ou Alunos de Direção de Orquestra – ANSO
Programa Detalhado
Gioacchino Rossini (1792 -1868) – Abertura da farsa Il Signor Bruschino (1813)
Ottorino Respighi (1879 -1936) – Árias e Danças Antigas para Alaúde, Suíte N.º 1 (1917)
I. Balletto: «Il Conte Orlando» (Simone Molinaro, 1599) II. Gagliarda (Vincenzo Galilei, 1550s) III. Villanella (anónimo, finais do século XVI) IV. Passo mezzo e mascherada (anónimo, finais do século XVI)
Felix Mendelssohn (1809 -1847) – Sinfonia N.º 4 em Lá Maior, Op. 90, Italiana (1833)
I. Allegro vivace II. Andante con moto III. Minuetto: Con moto moderato IV. Saltarello: Presto