Adélia Sequeira

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
1.ª Secção | Matemática

Eleição

08.11.2018 (Sócio Correspondente)

Contacto

adelia.sequeira [at] math.ist.utl.pt

Áreas de Interesse

Modelação matemática do sistema cardiovascular; Análise e simulação de modelos multiescala; Análise matemática e métodos numéricos para EDPs; Mecânica de Fluidos computacional; Fluidos Não-Newtonianos

Links
https://orcid.org/0000-0002-4216-6960
https://www.math.tecnico.ulisboa.pt/~asequeir/

Perfil

Adélia Sequeira é Professora Catedrática Jubilada do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, desde Março de 2021. Exerceu a sua atividade docente no Departamento de Matemática do IST desde 1993 e no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) desde 1973, após concluir a Licenciatura em Matemática, até ser contratada como Professora Associada pelo IST, em1993. Entre 1977 e 1983 esteve em Paris no Laboratoire d’Analyse Numérique, Univ. Paris VI e foi investigadora do CMAP, École Polytecnique de Palaiseau, onde completou o Doctorat de 3ème Cycle em Análise Numérica, em 1981. Em 1985 obteve o grau de Doutor em Matemática pela FCUL e em 2001 realizou as provas de agregação em Matemática pelo IST/UTL.

É membro integrado do Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT/IST-ID) desde a sua criação, em 1996, onde coordena a área científica “Modelação Matemática em Biomedicina”, desde 2010. Foi Presidente do CEMAT em 2007-2013 e 2017-2021.

Os seus resultados de investigação mereceram a atribuição de prémios e distinções. Menciono, entre outros: primeiro prémio na área de Matemática Pura e Aplicada – Prémios Científicos UTL/Santander Totta 2010; Medalha de Mérito da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Técnica da República Checa de Praga, 2011; eleição como Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Ciências (Secção 1. Matemática), 2018; eleição para o grupo “Mulheres na Ciência”, pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, 2019.

Os seus interesses científicos situam-se na matemática do sistema cardiovascular, nomeadamente na modelação e simulação computacional de problemas complexos com relevância clínica associados a patologias do sistema circulatório, incluindo a análise hemodinâmica personalizada do crescimento e rotura de aneurismas cerebrais e de processos inflamatórios da aterosclerose. A sua investigação incide ainda na análise matemática e métodos numéricos de modelos da Mecânica dos Fluidos, em particular de fluidos Não Newtonianos inelásticos e viscoelásticos, importantes pelas suas aplicações à hemorreologia clínica.