Alexandre Quintanilha

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
9.ª Secção | Tecnologias, Conhecimento e Sociedade

Eleição

26.05.2022 (Sócio Correspondente)

Perfil

Nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique. O pai é natural dos Açores e a mãe de Berlim. Obteve o doutoramento em Física Teórica na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, em 1972.

Passou duas décadas na Universidade da Califórnia em Berkeley, como professor de fisiologia celular e biofísica, e no Laboratório Nacional de Berkeley (Lawrence Berkeley National Laboratory — LBNL), como diretor adjunto da Divisão de Ciências Aplicadas e diretor do Centro para os Efeitos Atmosféricos e Biológicos da Tecnologia. Coordenou vários programas de pós-graduação e lançou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas. Participou na conceção e desenvolvimento da Fonte de Luz Avançada e do Centro do Genoma Humano. Lançou o Programa de Honra do Ensino Secundário no LBNL.

Em 1991, mudou-se para a Faculdade de Biomedicina da Universidade do Porto como professor de Biofísica e Diretor Científico. Cofundou as licenciaturas em Medicina Veterinária e em Bioengenharia. Foi, até 2010, diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular e do Instituto de Engenharia Biomédica e presidiu à comissão de formação do consórcio das três maiores instituições biomédicas do Porto (i3S), atualmente o maior centro de investigação em ciências da saúde em Portugal.

Membro de várias academias internacionais, presidiu a comités na ESF, CE, OCDE e outras organizações de investigação nacionais e internacionais.  Presidiu ao Conselho dos Laboratórios Associados do Ministério da Ciência, foi Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e presidiu ao Conselho Permanente da Escola Nacional de Saúde Pública, todos em Portugal.
Durante as três legislaturas em que foi deputado (2015-2024), foi presidente da Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação e, por duas vezes, da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

As primeiras publicações foram em Física do Estado Sólido (supercondutividade e teoria dos deslocamentos) e, desde então, tem vindo a publicar extensivamente sobre stress oxidativo em sistemas vivos. Encontra-se envolvido na política científica desde sempre. Os seus interesses atuais são a saúde mental e pública, o stress oxidativo biológico, a perceção de riscos e a compreensão da ciência pelo público.