Perfil
António Bárbolo Alves (1964) nasceu em Picote (Miranda do Douro). É licenciado em Ensino de Português e Francês (Universidade do Minho), mestre em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas pela mesma Universidade e Doutorado em Linguística pela Universidade de Toulouse – Le Mirail, com equivalência ao grau de Doutor em Linguística Portuguesa (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD). Nesta mesma Universidade realizou trabalho de pós-doutoramento, de 2005 a 2009.
De 1990 a 1995 esteve na Universidade do Minho, no Projeto MINERVA e, de 1997 a 2003, desempenhou as funções de Leitor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Nice – Sophia Antipolis. Foi bolseiro da JNICT, em 1995, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2005 a 2008.
Desde 1989 é professor do ensino secundário e, desde 2007, investigador do Centro de Estudos em Letras da UTAD. O seu tema de investigação é a língua e cultura mirandesas.
Integra as Comissões Científicas da Revista Asturiana de Filologia (Universidade de Oviedo, Espanha) e da Revista Studii şi cercetări filologice. Seria limbi romanice (Universidade de Pistesti, Roménia. É sócio da Associação Portuguesa de Linguística, da AIDLCM (Association Internationale pour la Défense des Langues et des Cultures Menacées), para além de sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.