Perfil
António Ressano Garcia Lamas é Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu toda a sua carreira académica e científica no domínio da Engenharia Civil. Doutorado em Estruturas pelo Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres (1979) e com Agregação em Engenharia Civil pelo IST (1984), destacou-se pela excelência científica e pela visão inovadora na articulação entre engenharia, território e património.
Fundador e primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Território (até 1996) e um dos principais responsáveis pela criação da Licenciatura em Arquitetura (1998) no IST, demonstrou um espírito interdisciplinar e pioneiro na integração da Engenharia Civil com os Estudos do Património e a Reabilitação Urbana.
Exerceu relevantes cargos em instituições públicas e culturais, entre os quais se destacam as presidências do Instituto Português do Património Cultural (1987–1990), da Parques de Sintra–Monte da Lua (2006–2014), da Fundação Centro Cultural de Belém (2014–2016) e da Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa, EM SA (2022–2023). A sua ação tem-se caracterizado pela capacidade de conceber e concretizar projetos inovadores de elevado impacto cultural e social.
O seu reconhecimento internacional reflete-se em funções como Presidente da Comissão de Seleção dos Prémios European Heritage/Europa Nostra (2022–2023), membro do Júri Final (2024) e membro do Conselho Consultivo do European Heritage Hub (desde 2023). Preside ainda, desde a sua criação, ao Júri do Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva.
Entre as distinções recebidas contam-se a de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2014), a Menção Especial Dedication Service to Heritage dos Prémios Europa Nostra (2021) e a Medalha de Ouro do Município de Sintra (2012), que atestam o prestígio e a relevância da sua carreira dedicada à valorização do património e da cultura portuguesa.