António Rocha Gonsalves

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
3.ª Secção | Química

Eleição

17.12.2009 (Sócio Correspondente)

Contacto

arg [at] qui.uc.pt

Áreas de Interesse

Compostos heterocíclicos, mono-, poli- e macrociclos; Novos métodos e novos compostos. Pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações em catálise e fármacos. Expansão das ligações à indústria e investigação clínica

Links
http://orcid.org/0000-0001-9987-7301
https://www.researchgate.net/profile/Antonio-M-Da-Rocha-Gonsalves
https://Bio_Antonio_Rocha_Gonsalves.pdf

Perfil

António Manuel d’ Albuquerque Rocha Gonsalves (Coimbra, 14Jan1939), Licenciado em Ciências Físico-Químicas 1964, Faculdade de Ciências, Universidade de Coimbra, Doutorado PhD Organic Chemistry 1972 Faculty of Science, University of Liverpool, UK, Agregação Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra (UC), 1975

Contratado como 2.ºAssistente da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (1964-1972), posição que ocupou até ao seu doutoramento num período em que desempenhou comissões de serviço na instalação da Universidade de Lourenço Marques, cumpriu serviço Militar frequentou e obteve o doutoramento na Universidade de Liverpool. Professor Agregado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (1975), de 1981 a 2009 Professor Catedrático de Química Orgânica Universidade de Coimbra e desde 2009, Professor Catedrático Jubilado.

Colaborou na instalação dos Instituto Politécnico da Covilhã, Universidade da Beira Interior, Escola Superior Agrária de Coimbra e Universidade Católica (Polo Figueira da Foz) integrando Conselhos, exercendo docência e orientando formação de quadros próprios. Foi Presidente da Direção e da Comissão Científica do Departamento de Química da FCTUC durante mais de doze anos, Coordenador do Centro de Química anexo mais de 6 anos, fundador, Presidente e Diretor Científico da CHYMIOTECHNON, associação privada de ID orientada como ponte de inovação e modernização de empresas industriais e comerciais. Com apoio financeiro das empresas associadas promoveu intercâmbio de doutorandos tipo Erasmus com a Universidade de Liverpool, anos antes deste Programa se ter iniciado. Foi Presidente e Diretor Científico da ÆMITEQ, associação privada de ID orientada para controlo químico da qualidade.

É Membro da New York Academy of Sciences, Associado da Sociedade Portuguesa de Química e da Society of Porphyrins & Phtalocyanines-SPP. É sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (2009). Foi distinguido com o Estímulo à Excelência do Ministério da Ciência e Ensino Superior, 2004.

Tem interesses em desportos aquáticos e navegação recreativa, estudos de história e religiões (católico por tradição e suporte de estudo).