Carlos Ascenso André

Efetivo

Classe
Letras

Secção
2.ª Secção | Filologia e Linguística

Eleição

24.07.2008 (Sócio Correspondente)
10.11.2020 (Sócio Efetivo)

Áreas de Interesse

literatura latina, em especial poesia do séc. I a.C. e I d.C.; literatura portuguesa, com destaque para Luís de Camões; exílio em literatura; epopeia

Links
https://orcid.org/0000-0003-3390-1406

Perfil

Doutoramento em Literatura Latina (1990) e Mestrado em Épica Novilatina em Portugal (1984), ambos pela Universidade de Coimbra.
Professor aposentado da Faculdade de Letras de Coimbra (desde 2019), professor honorário da Universidade Politécnica de Macau e sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Exerceu funções docentes em: Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade Católica Portuguesa; Universidade Politécnica de Macau. Atualmente é ainda professor especialista convidado da Universidade de Estudos Estrangeiros de Xangai. Foi Visiting Professor em Poitiers, Hamburgo, Göttingen, Macau, Tianjin.
Foi Director da Faculdade de Letras de Coimbra (2006 a 2013) e do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau (2013 a 2018) e Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (2021-2024).
Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.
É atualmente membro da Comissão Executiva da revista “Orientes do Português”, publicada pela Universidade Politécnica de Macau e pela Faculdade de Letras do Porto.
Prémio Jacinto do Prado Coelho, em 2006, pelo livro Caminhos do amor em Roma.
Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, em 2019.
32 livros publicados (ensaio, traduções, poesia) e mais de duas centenas de artigos ou partes de livros, em revistas de circulação internacional ou publicações académicas. Entre as traduções destacam-se a Eneida, de Virgílio, publicada em Portugal e no Brasil, e diversas obras de Ovídio (Arte de amar, Amores, Heroides, Remédios contra o amor).