Perfil
Eduardo Romano de Arantes e Oliveira é Professor Emérito do Instituto Superior Técnico (IST) e foi Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil do IST.
Foi Vice-Reitor (1972-1977) e Reitor (1977-1987) da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Diretor do LNEC (1991-1998) e presidiu ao seu Conselho Consultivo. Foi Presidente do Conselho de Ciências de Engenharia do antigo INIC, Presidente da Comissão Nacional de Mecânica e Presidente do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa. Como independente, Eduardo Arantes e Oliveira desempenhou funções como Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica (1978-1979). É membro da Assembleia-geral da União internacional de Mecânica – IUTAM e representante da IUTAM junto da associação Internacional de Métodos Computacionais – IACM, organização de que é sócio fundador e fellow. É autor de numerosos trabalhos científicos sobre mecânica e análise estruturais e, em particular, sobre as bases teóricas do método dos elementos finitos. Entre as suas numerosas publicações destaca-se o livro: Elementos da teoria da elasticidade. IST Press, 2ªedição, 2008.
É membro efetivo de várias academias, entre as quais a Academia de Ciências de Lisboa, de que foi presidente (2007, 2009, 2011) e é membro emérito, a Academia da Engenharia (emérito) e a Academia do Reino de Marrocos. É membro emérito da Academia da Marinha e honorário da Academia Portuguesa de História e da Sociedade de Geografia. É Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Lisboa, de Liége (Bélgica), Ásia Oriental (Macau), Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e Macau (China).
Recebeu condecorações e distinções de que se destacam: Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (2001), medalha de mérito científico (ouro) do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.