Perfil
Sou um lógico matemático, interessado em fundamentos da matemática. Licenciei-me em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) em 1981 e doutorei-me em The Pennsylvania State University (E.U.A.) em 1988. Tenho feito toda a minha carreira na FCUL. Fui, por um trimestre, Tinker Visiting Professor na Stanford University e, por um semestre, Fulbright Scholar na Harvard University. Fui Silver Medal na categoria sénior do Kurt Gödel Research Prize Fellowship em 2008. Orientei 6 estudantes de doutoramento e 15 estudantes de mestrado.
A minha investigação tem três vertentes principais. Talvez o meu artigo mais significativo e influente tenha sido publicado em 2005 sobre uma nova interpretação funcional que permite remover das demonstrações matemáticas “elementos ideais” que são falsos (grosseiramente, na senda do chamado programa dos fundamentos de matemática de Hilbert). Continuo a trabalhar neste assunto pois creio haver ainda bastante a explorar e a tornar conhecido. Outra vertente surgiu com a publicação doutro artigo de 2005, em que introduzo o chamado sistema de polimorfismo atómico. Este trabalho tem tido algum impacto, nomeadamente entre lógicos portugueses. Finalmente, tenho tido um interesse constante no programa logicista Frege.
O meu trabalho sobre “elementos ideais” tem raízes na minha tese de doutoramento. Na altura trabalhava em sistemas fracos de aritmética relacionados com a complexidade computacional. Até 2005, a minha investigação foi, principalmente, em torno destes sistemas. Escrevi em 2008 um artigo, algo influente e crítico, de filosofia da linguagem na revista MIND sobre a tese do bilateralismo (que defende uma simetria entre afirmação e negação). Escrevi também dois artigos sobre a conceção de verdade em Parménides e Platão. Estes artigos continuam ignorados.
No âmbito pedagógico, tenho escrito algumas notas de cursos que ministro e, entretanto, publiquei dois livros (em português): um em Matemática Discreta, outro em Teoria dos Conjuntos.