Henrique Barros

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
6.ª Secção | Ciências Médicas e da Saúde

Eleição

04.11.2021 (Sócio Correspondente)

Contacto

henrique.barros [at] ispup.up.pt

Áreas de Interesse

Saúde Pública; Epidemiologia; Estudos de Coortes; Infeção VIH; Saúde materno-infantil

Links
https://www.cienciavitae.pt/portal/4E1A-FE7A;
AuthenticusID: R-000-8CG-C959;

Perfil

Henrique Barros nasceu no Porto, em 1957, e licenciou-se em Medicina em 1981. Foi bolseiro de investigação no Hospital Universitário de Lund (1988-89). Em 1991 doutorou-se na Universidade do Porto e é Professor Catedrático de Epidemiologia na Universidade do Porto desde 2000.
Lançou os programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto e o programa de doutoramento em Saúde Pública Global, em conjunto com a Universidade NOVA de Lisboa. Foi responsável pelo desenho e implementação das três coortes portuguesas de base populacional que seguem adultos (EPiPorto), adolescentes (EPITeen) e recém-nascidos (Geração21). Liderou múltiplos projetos competitivos com financiamentos nacionais e internacionais que permitiram a supervisão de mais de três dezenas de estudantes de doutoramento e a publicação de mais de 500 artigos científicos em epidemiologia perinatal, social e de doenças infeciosas.
Foi membro do Conselho Científico das Ciências da Saúde da FCT, do Comité Científico de Ciências Médicas da Science Europe, e da Comissão Executiva da Comissão Nacional de Ética para a Investigação Clínica, Presidente da Associação Portuguesa e da Associação Internacional de Epidemiologia e do Comité Científico Consultivo Externo do CIBERESP. Coordenador do Programa Português de VIH/SIDA e Presidente do Conselho Nacional de Saúde. Atualmente, é Presidente da Direção do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e Presidente da Association of Schools of Public Health in the European Region (ASPHER). Coordena a Unidade de Investigação em Epidemiologia e o Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR). Foi distinguido com o prémio Luís Cayolla da Motta da Associação Portuguesa de Epidemiologia, agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau ouro e com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pela Câmara Municipal do Porto.