Perfil
Doutora em Literaturas Africanas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com uma tese intitulada: Ficção e História na Obra de Pepetela: dimensão extratextual e eficácia (2003). Desenvolveu o seu Pós-Doutoramento em Estudos Pós-Coloniais na Universidade da Califórnia, em Berkeley. É professora na FLUL, nas áreas das Literaturas, Artes e Culturas e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas.
Entre as suas obras publicadas destacam-se: Emergência e Existência de uma Literatura: o caso santomense (1993), Literatura Angolana: silêncios e falas de uma voz inquieta (2001), Polifonias Insulares: cultura e literatura de São Tomé e Príncipe (2010), A Casa dos Estudantes do Império e o lugar da Literatura na consciencialização política (2015).
É membro da Associação Internacional de Literatura Comparada, da Academia Galega da Língua Portuguesa, da Associação Internacional de Estudos Africanos, da Academia Angolana de Letras, da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, e membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe.