Isabel Ribeiro

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
7.ª Secção | Ciências da Engenharia

Eleição

25.05.2023 (Sócio Correspondente)

Contacto

isabel.ribeiro [at] tecnico.ulisboa.pt

Áreas de Interesse

robótica móvel; navegação; planeamento de caminhos e trajetórias; perceção; robótica probabilística

Links
https://www.cienciavitae.pt//en/3314-1899-CDED
https://orcid.org/0000-0001-6083-0290

Perfil

Isabel Ribeiro é Professora Catedrática Aposentada e Professora Distinta do Instituto Superior Técnico (IST). Doutorou-se (1988) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST e obteve o título de Agregada (2000) pela Universidade Técnica de Lisboa na especialidade de Controlo e Robótica. Foi cofundadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), que integra o Laboratório Associado LARSyS (Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia) em que é investigadora sénior. No IST foi Vice-Presidente do Conselho de Gestão, do Conselho de Escola e do Conselho Científico.

É especialista em robótica móvel, área científica de que foi pioneira em Portugal. Os seus interesses científicos incluem a navegação, localização, mapeamento, planeamento de trajetórias, e técnicas probabilísticas em robótica móvel, e a coordenação multi-robot. É autora de 1 livro e autora/coautora de 150+ publicações científicas. Foi palestrante em conferências e faz regularmente palestras em escolas para dar a conhecer a área da robótica aos mais jovens.

Foi a responsável do IST por um projeto conjunto com a EFACEC que desenvolveu e instalou, pela primeira vez em Portugal, um sistema de Veículos Guiados Automaticamente (AGVs) para o transporte automático de materiais em fábricas, responsável e/ou elemento da equipa de investigação de projetos de I&D financiados por Programas Quadro da UE e por entidades nacionais, diretora de um projeto do programa NATO Ciência para a Estabilidade, e responsável de projetos de robótica móvel do programa Europeu de Fusão integrados nos trabalhos do ITER(International Thermonuclear Experimental Reactor).

É sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Foi escolhida pela Agência Nacional Ciência Viva como uma das “Mulheres na Ciência” e em 2018 o Técnico atribuiu-lhe o título de Professora Distinta como reconhecimento pelas “contribuições excecionais e pioneiras para a formação avançada e a liderança científica no domínio da robótica móvel”.