Perfil
Isabel Sá-Correia é Professora Catedrática Distinta do Instituto Superior Técnico (IST) e Professora Emérita da Universidade de Lisboa (ULisboa) na área de Ciência Biológicas que fundou, no IST, e coordenou até à Jubilação. Licenciada em Engenharia Química IST (1975), a sua formação e atividade evoluiu para as Ciências Biológicas. Com um doutoramento em Fisiologia de Leveduras, desenvolvido no Instituto Gulbenkian de Ciência, realizou, como Fulbright Scholar, estudos de pós-doutoramento (Biologia Molecular de Bactérias) no Medical Center da Univ. Illinois at Chicago.
Foi membro do Conselho Geral da ULisboa (2013-2022) e do Conselho Científico do IST e é membro da Comissão de Ética do IST. Coordenou o programa de doutoramento em Biotecnologia e Biociências e vários mestrados do IST, e foi diretora do programa doutoral FCT BIOTECnico.
A sua atividade de investigação situa-se nas áreas de Microbiologia Molecular e Celular, Genómica Funcional e Comparativa, e Diversidade Microbiana, com impacto em Biotecnologia Microbiana e Saúde Humana. Integra as listas (Stanford Univ.) dos cientistas mais citados ao longo da carreira. Coordenou a componente de biologia molecular da base de dados de acesso livre YEASTRACT/YEASTRACT+ (http://yeastract-plus.org/), um sistema de informação para a análise da regulação da transcrição génica e genómica em Saccharomyces cerevisiae que foi estendida a leveduras não convencionais de interesse biotecnológico (N.C.YEASTRACT). Com a sua liderança, foram desenvolvidos, no IST, 4 projetos da UE, 3 projetos de Redes do Espaço Europeu de Investigação, 2 ações COST, mais de 30 projetos nacionais. Foi mentora de 18 investigadores doutorados e orientadora principal de 35 teses de doutoramento e 65 de mestrado.
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e delegada ao Conselho da FEMS (Federation of the European Microbiology Societies) (2009-2020). Cofundadora do Dia Internacional do Microrganismo em Portugal, liderou a sua internacionalização. Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2015-2020).Sócia correspondente (2015) e sócia efetiva (2023) da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) (Ciências Biológicas). Representante da Classe de Ciências na Comissão de Relações Internacionais da ACL e representante da ACL no EASAC (European Academies’ Science Advisory Council). É a secretária-geral da Academia das Ciências de Lisboa (2025-2027).
Recebeu os seguintes Prémios e Distinções: “Estímulo à Excelência” da FCT (2004), membro honorário da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (2003), Prémio Científico (em Bioquímica) da Universidade Técnica de Lisboa-Santander Totta (2008), “van Uden de carreira em Microbiologia” da SPM (2021), e “Special Merit Award” da FEMS (2022).