Perfil
Depois de completar formação universitária básica em Matemática na Universidade do Porto (1976, 1978), prossegui estudos de pós-graduação também em Matemática nas Universidades de Michigan (M.Sc., 1980) e Penn State (Ph.D., 1982). Fui bolseiro de pós-doutoramento na Universidade de Simon Fraser (1982-84), regressando a Portugal 1984 como professor: auxiliar na Universidade do Minho, associado (1987) e catedrático (desde 1991) na Universidade do Porto. Visitei numerosas universidades estrangeiras, em especial durante licenças sabáticas (90-91: São Paulo, Brasil; 97-98: Hobart, Austrália; 04-05: Paris VII, França, e Ekaterinburgo, Rússia; 11-12: Masaryk, República Checa, e Bordéus, França; 18-19: de novo Masaryk).
A minha principal contribuição científica até ao momento é o desenvolvimento de métodos profinitos na teoria de semigrupos finitos, cuja principal motivação advém de numerosas aplicações dos autómatos e das linguagens formais na Ciência da Computação. Uma estrutura algébrica topológica rica passou a estar disponível no estudo de modelos muito úteis, mas estruturalmente pobres. Em particular, questões de Matemática como problemas da palavra e separação topológica ou densidade num certo espaço de soluções de sistemas de equações. Também descobri e explorei ligações notáveis entre semigrupos profinitos e dinâmica simbólica que, além de clarificarem a estrutura dos semigrupos profinitos livres, fornecem novos invariantes para sistemas dinâmicos simbólicos.
Em reconhecimento do meu trabalho de investigação e carreira, fui agraciado pelo Presidente República Portuguesa com o grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada (por ocasião do Ano Internacional da Matemática, 2000) e eleito membro honorário da Sociedade Portuguesa de Matemática (2022).