José M. C. Pereira

Efetivo

Classe
Ciências

Secção
4.ª Secção | Ciências da Terra e do Espaço

Eleição

02.06.2016 (Sócio Correspondente)
26.05.2022 (Sócio Efetivo)

Contacto

jmcpereira [at] isa.ulisboa.pt

Áreas de Interesse

pirogeografia; deteção remota; ecologia do fogo; gestão do fogo

Links
https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-2583-3669

Perfil

José Miguel Cardoso Pereira é Professor Catedrático no Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Território do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa. Possui uma licenciatura em Engenharia Florestal pelo ISA e um doutoramento pela School of Environment and Natural Resources da University of Arizona, sendo membro do Centro de Estudos Florestais (CEF) do ISA. 
É membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa, na secção de Ciências da Terra e do Espaço, e colaborador do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Conselho Consultivo da International Savanna Fire Management Initiative e o Conselho Científico do Conselho Português para a Saúde e Ambiente. 
Foi cientista visitante na Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), na Unidade de Monitorização da Vegetação Tropical do Instituto de Aplicações Espaciais do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia e no Departamento de Ciência do Solo e da Água da University of Arizona. 
É autor ou coautor de 161 artigos publicados em revistas científicas internacionais com revisão por pares, oito dos quais classificados como Highly Cited pelo Web of Science, possuindo um índice h de 49. Está listado pela Universidade de Stanford entre os 2% de investigadores mais citados globalmente e figurou no top 10 dos melhores cientistas ambientais em Portugal pelo Research.com (2020-2022). Supervisionou 20 teses de doutoramento e co-supervisionou outras cinco. 
A sua investigação centra-se na pirogeografia, incluindo a deteção remota de incêndios, em escalas do local ao global, com especial enfoque em Portugal e nas savanas tropicais de África, Austrália e Brasil.