José Tomás de Oliveira

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
4.ª Secção | Ciências da Terra e do Espaço

Eleição

18.06.2024 (Sócio Correspondente)

Contacto

josetomas.oliveira [at] gmail.com

Áreas de Interesse

literatura portuguesa e lusófona; música; desporto

Perfil

Licenciatura e doutoramento pela Universidade de Lisboa, Agregação pela Universidade do Porto, Prof. assistente da Universidade de Luanda, Professor convidado nas universidades de Évora, Algarve e Porto. Geólogo dos Serviços Geológicos de Portugal e, nas instituições que lhe sucederam diretor dos departamentos de Cartografia Geológica e de Recursos Minerais e Geofísica, Presidente do Conselho Científico do Instituto Geológico e Mineiro e Vice-Presidente do Conselho Científico do atual Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Orientador de quatro teses de doutoramento tendo integrado catorze júris de provas de doutoramento. Representante do LNEG na Associação dos Serviços de Geologia e Mineria dos Países Ibero-Americanos. Presidente da Associação Portuguesa de Geólogos e Secretário da Federação Europeia de Geólogos. Coordenador de numerosos projetos de cooperação na área da geologia com a Direção Nacional de Geologia de Moçambique, durante 25 anos. Homenageado pela Sociedade Geológica de Portugal, Associação Portuguesa de Geólogos, Associação Herrerias de Espanha e Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve-DPGA.
Atividade científica dominante na área da Cartografia Geológica destacando, como coeditor a Carta Geológica de Portugal na escala 1:500.000, edição de 1992;  a Carta Geológica de Portugal na escala 1: 1000.000, edição de 2011; o Mapa Geológico de Espanha e Portugal, na escala 1: 1000.000, edição de 2015; coordenação das Cartas Geológicas das Folhas 7 e 8,  e co- coordenador da Folha 6, todas na escala 1: 200.000; coautor das cartas geológicas na escala 1:50.000 de Barrancos, Bordeira, Mértola , Azinheira de Barros, Grândola. Dos projetos com Moçambique, destaque, entre outros da coautoria dos Mapas de Recursos Minerais Não Metálicos de Moçambique, da Carta Tectónica de Moçambique  e das cartas geológicas das cidades de Maputo e Beira, na escala 1:50.000 entre outras. Publicações científicas em revistas nacionais, internacionais, proceedings, capítulos de livros no total de 173 publicações. Coedição de 10 livros, dos quais 5 volumes da série” The Geology of Iberia: a Geodynamic Approach” publicados pela editora Springer. Coordenou ou cooperou
em treze projetos de investigação. Muito envolvimento em atividades de divulgação científica, nomeadamente coordenação de Encontros Anuais de Professores de Geociências, no total de vinte e cinco.