Licínio C. Lima

Correspondente Nacional

Classe
Letras

Secção
3.ª Secção | Filosofia, Psicologia e Ciências da Educação

Eleição

21.06.2022 (Sócio Correspondente)

Áreas de Interesse

Políticas educativas; gestão democrática das escolas; participação nas organizações educativas; aprendizagem e educação de adultos

Links
https://cied.uminho.pt/pessoa/licinio-c-lima/
https://orcid.org/0000-0003-0899-7987

Perfil

Doutor em Educação, na especialidade de Organização e Administração Escolar, e agregado em Sociologia da Educação e Administração Educacional pela Universidade do Minho, onde lecionou no Instituto de Educação, entre 1981 e 2023, e desde 1998 como professor catedrático, até à sua aposentação. Foi diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação (1991-2005) e dirigiu ainda a Unidade de Educação de Adultos (1984-2004), o Centro de Investigação em Educação e Psicologia (1994-1997), o Curso de Mestrado em Educação (2003-2006) e o Doutoramento em Ciências da Educação (2010-2013). Tem lecionado, entre outras, disciplinas dos domínios da Sociologia das Organizações Educativas, Administração Educacional, Métodos de Investigação e Políticas de Educação de Adultos, tendo sido professor convidado em universidades da Europa, África, América Latina e Ásia. Atualmente é professor visitante na Universidade de Milão-Bicocca (Itália) e na Universidade Julius-Maximilians Würzburg (Alemanha).
Foi membro fundador da Sociedade Europeia de Investigação em Educação de Adultos, do Instituto Paulo Freire de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Fórum Português de Administração Educacional. Em 1993 foi-lhe atribuído o Prémio Rui Grácio, instituído pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2022 foi eleito para o International Adult and Continuing Education Hall of Fame (EUA). Publicou diversos estudos a solicitação do Ministério da Educação, da Comissão de Reforma do Sistema Educativo e do Conselho Nacional de Educação, e desempenhou várias funções científicas e de avaliação por nomeação ministerial. Dirigiu várias equipas de investigação, no âmbito de projetos desenvolvidos no país e no estrangeiro, e orientou uma centena de estudantes de mestrado, de doutoramento e de pós-doutoramento de diversos países.
É autor de mais de duas centenas de trabalhos, publicados em vinte países e em sete distintas línguas, incluindo mais de trinta livros.