Perfil
Manuela M. Veloso possui uma licenciatura e um mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, um mestrado em Ciência de Computadores pela Boston University e um mestrado e um doutoramento em Ciência de Computadores pela Carnegie Mellon University.
Desempenhou a sua carreira académica na Carnegie Mellon University, no Departamento de Ciência de Computadores, e como chefe do Departamento de Machine Learning. Atualmente, é Herbert A. Simon University Professor Emérita. É membro do Conselho da Diáspora e colabora com investigadores portugueses no âmbito do programa CMU-Portugal.
A sua investigação centra-se na área da inteligência artificial (AI), focada em agentes inteligentes autónomos com perceção, cognição, e ação. Orientou 48 doutorandos e contribuiu novos algoritmos de planeamento, aprendizagem continua, e coordenação em sistemas de grupos de robots. Cofundou o RoboCup, uma iniciativa dedicada ao estudo de equipas de agentes em ambientes adversos, como o futebol de robots, que continua a atrair milhares de estudantes em todo o mundo. Também contribuiu para o desenvolvimento de robots de serviço em edifícios, com uma nova autonomia simbiótica, na qual os robots respondem a pedidos de serviços de navegação para transporte e guia, ao mesmo tempo que solicitam ajuda aos humanos para superar as suas limitações, e aprendem com a ajuda recebida.
Manuela Veloso é Fellow das associações profissionais da sua área, AAAI, AAAS, ACM e IEEE. Foi Presidente do AAAI. É membro da National Academy of Engineering, EUA, e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Em 2018, foi convidada a criar um centro de investigação em inteligência artificial no JPMorganChase. Recrutou uma equipa de 100 investigadores. Tem centenas de publicações, agora também em AI e Finanças, www.cs.cmu.edu/~mmv. Tem sido consistentemente convidada para palestrar sobre AI em ambientes académicos e industriais, com impacto numa vasta gama de audiências.