Maria da Graça Carvalho

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
7.ª Secção | Ciências da Engenharia

Eleição

19.03.2009 (Sócio Correspondente)

Áreas de Interesse

energia; alterações climáticas; política de ciência, tecnologia e inovação

Perfil

Maria da Graça Carvalho (Licenciatura em Engenharia Mecânica, Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, Doutoramento, Imperial College of Science, Technology and Medicine, Londres) é Professora Catedrática do IST, Universidade de Lisboa, e tem mais de 40 anos de experiência nas áreas da energia, alterações climáticas e política de ciência, tecnologia e inovação.
Foi fundadora, no IST, de um grupo de investigação científica com 50 pessoas, intitulado Energia e Desenvolvimento Sustentável e é autora de uma extensa obra publicada em revistas científicas internacionais. Fundou e foi a primeira editora-chefe do “”Clean Air – International Journal on Environmental Combustion Technologies”” (Gordon e Breach Publishers / Taylor & Francis). Coordenou mais de 20 consórcios europeus de I&D e atuou como presidente em vários painéis internacionais. Foi Delegada Nacional de vários Programas Europeus.
É membro da American Association for the Advancement of Science, do American Institute of Aeronautics and Astronautics, da World Academy of Art and Science, da Academia Europaea, da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Real de Engenheiros de Espanha e fundadora da Academia Portuguesa de Engenharia. Foi vice-presidente nacional da Ordem dos Engenheiros.
Foi membro do Conselho Diretivo e Presidente do Conselho Científico IST, membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi Ministra da Ciência e Ensino Superior, e da Ciência, Inovação e Ensino Superior nos XV e XVI Governos Constitucionais e é Ministra do Ambiente e Energia desde abril de 2024. Foi Deputada do Parlamento Europeu (2009-2014) (tendo sido relatora do programa Horizonte 2020) e (2019-2024) (tendo sido relatora do novo desenho do mercado elétrico europeu). Foi conselheira principal do Presidente da Comissão Europeia nas áreas de Ciência, Ensino Superior, Inovação, Investigação, Energia, Ambiente e Mudanças Climática (2006-2009), conselheira do Comissário para Investigação, Ciência e Inovação, (2014-2015) e Conselheira Principal do Bureau of European Policy Advisers.
Recebeu distinções e prémios de que se destacam: International Union of Materials Research Societies Global Leadership and Service Award, Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, Prémio CIRCE (Universidade de Saragoça), Prémio Femina de Honra, e foi, por duas vezes, vencedora do Prémio do Parlamento Europeu nas categorias de Futuro da UE e Inovação, e Investigação e Inovação. Recebeu as condecorações: Grã-Cruz da Chancelaria da Ordem de Mérito Internacional do Descobridor do Brasil, Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública de Portugal.