Maria Emília Madeira Santos

Efetivo

Classe
Letras

Secção
4.ª Secção | História

Eleição

21.04.2004 (Sócio Correspondente)
03.05.2022 (Sócio Efetivo)

Contacto

emadeirasantos [at] gmail.com

Áreas de Interesse

História de África; Colonialismo; História de Angola; História de Cabo Verde; História da Cartografia e da Náutica

Perfil

Maria Emília Madeira Santos é Investigadora coordenadora do ex-Instituto de Investigação Científica Tropical, desde 1986, tendo defendido o programa de investigação A relação litoral-interior na dinâmica da presença de Portugal em África. Desempenhou as funções de Diretora do Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga (1987-2007) e de Diretora do Departamento de Ciências Humanas (1992-
2004). Aposentada desde 2007.
Colaborou, com várias universidades e instituições culturais portuguesas e estrangeiras em particular em Africa. É autora de várias obras sobre História de África, Colonialismo, Cartografia, Náutica, Explorações Científicas. Publicou, desde1965, mais de uma centena de livros, artigos e capítulos de livros, em particular sobre a História de Angola e de Cabo Verde na longa duração.
Criou e dirigiu vários projetos de investigação, entre eles a História Geral de Cabo Verde resultante de um acordo entre os governos de Cabo Verde e de Portugal, executado (1987- 2007), por uma equipa luso-cabo-verdiana (6 Vols.); A relação Europa/África/América. Dinâmica da abertura da África ao mundo exterior no terceiro quartel do século XIX, projeto lançado na I Reunião Internacional de História de África.
FCG, Lisboa, 1988; A África e a Instalação do Sistema Colonial (c.1885 – c.1930), projeto lançado na III RIHA, FCG, Lisboa, 1999; Cartografia, Política e Territórios Coloniais. Comissão de Cartografia (1883-1936): um registo patrimonial para a compreensão histórica dos problemas atuais; este projeto interdisciplinar e
interdepartamental visou identificar, descrever, contextualizar, digitalizar e informatizar todo o espólio cartográfico, escrito, fotográfico e material da Comissão de Cartografia existente no IICT, resultando num banco de dados, na exposição Fronteiras de África e na elaboração de estudos no âmbito da História de África, da História Diplomática, da História da Cartografia e da Geografia Histórica.
Prémio Ciência, FCG, 1987; Menção honrosa do Prémio “Boa Esperança”, JNICT ,1995; Prémio da Associação de Escritores Cabo-verdianos, 1999; Prémio António Carreira da AECV, 2004.