Maria João Ramos

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
3.ª Secção | Química

Eleição

18.06.2024 (Sócio Correspondente)

Contacto

mjramos [at] fc.up.pt

Áreas de Interesse

Catálise Enzimática Computacional; Descoberta de Fármacos; Simulações híbridas QM/MM; Dinâmica de proteínas

Links
https://www.fc.up.pt/pessoas/mjramos/
https://orcid.org/0000-0002-7554-8324

Perfil

Completei a licenciatura em Química na U.Porto, Portugal, o doutoramento em Muon Research como um projeto conjunto entre a Univ. Glasgow, Reino Unido, e o então Instituto Suíço de Pesquisa Nuclear (SIN) em Villigen, Suíça, e o pós-doutoramento na Univ. Oxford, Reino Unido.

Em 1991, tornei-me Professora em Química Teórica na U.Porto. Atualmente chefio o Grupo de Investigação em Bioquímica Teórica e Computacional.

A minha investigação científica foca-se em Catálise Enzimática Computacional e Descoberta de Fármacos, tudo visando um melhor entendimento das funções e aplicações das enzimas. Presentemente tenho 561 publicações científicas e um índice h de 66 (Google Scholar).

Tenho sido consultora de empresas nacionais e internacionais e realizado extensos trabalhos de investigação de avaliação para diversas entidades de investigação nacionais e estrangeiras, integrando painéis para as prestigiadas bolsas ERC.

Desempenhei diversas funções administrativas na minha carreira académica, incluindo Vice-Reitora de I&D da U.Porto; Diretora do Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) da U.Porto; Diretora Associada do Centro NFCR (National Foundation for Cancer Research) para a Descoberta Computacional de Fármacos em Oxford, Univ. Oxford.

Ganhei vários prémios e distinções: Chemistry Europe Fellow, Chemistry Europe (2024); Prémio de Excelência em Investigação Científica, U.Porto (2023); Prémio Centenário, FCUP (2020); Prémio Medinabeitia, Real Sociedade Espanhola de Química (RSEQ) (2019); Doutor Honoris Causa, Universidade de Estocolmo, Suécia (2014); Prémio Italgas de Investigação e Inovação Tecnológica como parte da equipa (2001); Distinção aluna da FCUP, Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal (1974).