Maria Manuel Salgueiro Romeiras

Correspondente Nacional

Classe
Ciências

Secção
5.ª Secção | Ciências Biológicas

Eleição

08.03.2018 (Sócio Correspondente)

Contacto

mmromeiras [at] isa.ulisboa.pt

Áreas de Interesse

Biologia da Conservação; Biodiversidade Tropical; Modelação Ecológica; Recursos Genéticos Vegetais; Flora e Vegetação

Links
ORCID: 0000-0002-9373-6302

Perfil

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Mestre em Proteção Integrada pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa), Maria Romeiras doutorou-se em Biologia (especialidade de Biologia Molecular) pela Universidade de Lisboa (ULisboa) em 2005.
Como Professora Associada do Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa), leciona e coordena diversas disciplinas (e.g. Biodiversidade e Conservação, Flora e Vegetação, Botânica Geral) em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Lidera um grupo de investigação em Biodiversidade Tropical, tendo orientado 16 doutoramentos (5 concluíram as suas teses) e c. 15 mestrados (14 concluídos), além de ser responsável por recursos laboratoriais (Laboratório de Sistemática de Plantas; edifício do Herbário/ISA).
Coordenou e participou em diversos projetos, sobretudo focados na Biodiversidade Tropical. Maria Romeiras é atualmente membro integrado do Centro de Investigação LEAF – Linking Landscape Environment, Agriculture and Food (ISA/ULisboa) / Laboratório Associado TERRA e investigadora colaboradora do cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes / Laboratório Associado CHANGE.
Foi nomeada curadora do Parque Botânico da Tapada da Ajuda (ISA) desde julho de 2019 – a setembro 2024. Em 2021 foi convidada para a rede internacional “”IUCN Species Survival Commission (SSC) Macaronesian Islands Plant SG (MIPSG)”” como Vice-presidente (âmbito Cabo Verde). É atualmente membro de duas cátedras UNESCO.
Nas últimas duas décadas, Maria Romeiras tem colaborado ativamente com diversos investigadores das mais reconhecidas instituições mundiais. Daqui resultaram coautorias de numerosos artigos científicos e participação em projetos conjuntos, alguns dos quais por ela liderados (como IP). Estas colaborações contribuíram para a implementação de metodologias inovadoras e para o desenvolvimento de estudos interdisciplinares em Biologia da Conservação, Evolução, Biogeografia, Modelação Ecológica, Recursos Genéticos Vegetais e Ecologia da Vegetação. Desde 2007, publicou dezenas de publicações científicas: como autora, em c. 100 artigos em revistas indexadas (Web of Science), 35 capítulos de livros, e como editora de três livros. A maioria das publicações recentes contou com a participação de Maria Romeiras (como primeira ou última autora e/ou autora correspondente) e tratam de temas fulcrais como a Conservação da Biodiversidade, a Etnobotânica, segurança alimentar, e os efeitos das alterações climáticas, focando a flora africana, nomeadamente em países de língua oficial portuguesa.