Perfil
Mário Vale iniciou os estudos superiores na Universidade de Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Geografia (1986) e o mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (1990). Este percurso académico despertou o seu interesse pela Geografia Económica, levando-o a realizar um doutoramento focado nas Geografias da Inovação (Universidade de Lisboa, 1999), com intercâmbios na Durham University, Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) e University of Newcastle. Atualmente, é Professor Catedrático em Geografia Humana e Planeamento no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Participou em diversos projetos financiados pela União Europeia (e.g., TELL, EURODITE, eMOTIONAL Cities, Re-Place), ESPON (e.g., Regionet, Metro, ReSSI) e pela FCT, incluindo a coordenação do projeto Divest. Foi Diretor do Centro de Estudos Geográficos (2014-2020), uma prestigiada unidade nacional de I&D, e ocupa atualmente o cargo de Presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), onde também dirige o Doutoramento em Geografia.
Participou ativamente em sociedades científicas, tendo sido Vice-Presidente da Regional Studies Association (2008-2011), membro da direção da Regional Studies Association Europe desde 2017 e Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2004-2008), da qual é presentemente Presidente da Assembleia Geral. Integra o conselho consultivo externo do Centre of Urban and Regional Development (University of Newcastle) e foi distinguido com a bolsa Fulbright Visiting Scholar, que apoiou a estadia na University of California, Los Angeles, em 2013.
Ao longo da sua carreira, a investigação de Mário Vale contribuiu significativamente para o aprofundamento da Geografia Económica e das Geografias da Inovação. O seu trabalho revelou novas perspetivas sobre as dinâmicas espaciais da inovação, com especial enfoque nas regiões periféricas, sublinhando o papel crucial do território e do planeamento regional no desenvolvimento económico e social. Tem publicado amplamente sobre estas temáticas em prestigiadas revistas científicas nacionais e internacionais.