Perfil
Professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), unidade de investigação por ele fundada em 1997 e de que foi diretor, tendo-se tornado um centro de excelência de reputação internacional no campo da música / musicologia.
Licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (1968), doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Humboldt de Berlim em 1985 (summa cum laude). A sua dissertação, um estudo histórico-sociológico sobre o Teatro Nacional de São Carlos, foi impressa na Alemanha em 1999 como volume 5 da série Musiksoziologie (Kassel, Bärenreiter). Entretanto, já havia sido vertida em português e publicada em 1993 (INCM).
Tendo encetado uma intensa atividade crítica e de intervenção no campo da música desde meados da década de 1960, o seu trabalho científico orientou-se primariamente para a sociologia da música, por ele introduzida no currículo de ciências musicais da FCSH e que começa por ser uma sociologia da própria musicologia, cruzando-se com a filosofia e promovendo o pensamento crítico e o diálogo interdisciplinar.
Coorganizou e/ou presidiu a vários congressos ou colóquios internacionais, participou como orador principal ou convidado em numerosos eventos científicos, publicou mais de centena e meia de trabalhos em periódicos e obras coletivas de referência na sua área científica e afins, é membro da comissão editorial e revisor científico de várias publicações. Além disso, contam-se por mais de um milhar os textos de crítica musical e de opinião que publicou na imprensa.
É autor de 16 livros (um deles em coautoria com o filósofo Fernando Gil), coordenador ou cocoordenador de vários outros e autor de prefácios a mais de duas dezenas. Seleção de títulos de obras de sua autoria: Denken ist Sterben. Sozialgeschichte des Opernhauses Lissabon (1999); Eça de Queirós e Offenbach (1999); Razão e sentimento na comunicação musical (1999); Por lo impossible andamos. A ópera como teatro de Gil Vicente a Stockhausen (2005); A Tragédia da Escuta: Luigi Nono e a música do século XX (2007); Expression, Truth, Authenticity: On Adorno’s Theory of Music and Musical Performance (ed., 2009); Escutar a Literatura: Universos sonoros da escrita (2014); Lopes-Graça e a modernidade musical (2017); Património musical e diálogo intercultural (2022); Semântica do indizível: Do conhecimento da música à música como conhecimento (2024).
Foi professor visitante em várias universidades, entre as quais, King’s College de Londres, Freie Universität e Humboldt-Universität de Berlin, Leopold-Franzens-Universität de Innsbruck e USP (São Paulo).
Exerceu, entre outros, os cargos de Presidente do Conselho Científico da FCSH, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa e Secretário de Estado da Cultura (XVII Governo Constitucional).
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (doutoramento), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do DAAD (Deuscher Akademischer Austauschdienst).
Por ocasião da sua jubilação foi homenageado com a obra coletiva Essays in Honor of Mário Vieira de Carvalho : “Estes Sons, esta Linguagem” Essays on Music, Meaning and Society (ed. by Gilbert Stöck, Paulo Ferreira de Castro, Katrin Stöck), Leipzig: CESEM / Gudrun Schröder-Verlag: 2015.
É sócio honorário da Europäische Musik-Theater Akademie (Viena), a cuja direção pertenceu (2001-2020).
Outras distinções: Medalha Liszt (República da Hungria, 1986); Membro do PEN Clube Português (1994); Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores (2016); Membro do International Advisory Board of the Academy of Cultural Heritages (Finlândia) (2016).