Perfil
Miguel Prudêncio licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1993 e concluiu o seu doutoramento em Bioquímica pela Universidade de East Anglia em 2000, seguido de um período de pós-doutoramento na Universidade de Leiden. Em 2004, tornou-se pós-doc na área da malária no Instituto de Medicina Molecular (iMM). Em 2008, foi nomeado Cientista de Carreira na Unidade de Malária do iMM e, em 2013, passou a ser Líder de Grupo independente. Desde 2019, é Professor Associado Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, em 2023, completou a sua Habilitação para esta Faculdade. Em outubro de 2024, com a transformação do iMM no Instituto Gulbenkian para a Medicina Molecular (GIMM), tornou-se Líder de Grupo no polo de Lisboa da nova instituição.
Os interesses de investigação de Miguel concentram-se no estudo dos estágios hepáticos do Plasmodium e na exploração do seu potencial para intervenções antimaláricas. O seu programa de investigação inclui a descoberta de novos aspetos da biologia da infeção pelo Plasmodium, a identificação de fármacos antiplasmódicos, o desenvolvimento de novas metodologias experimentais para estudar o parasita da malária e a investigação do impacto recíproco das coinfecções por Plasmodium e outros agentes infeciosos. A sua ambição de contribuir para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a malária levou-o a investigar a imunologia da infeção hepática pelo Plasmodium e a desenvolver e validar clinicamente uma nova abordagem de vacinação com esporozoítos completos contra a malária.
Miguel é autor de mais de 160 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, ganhou vários prémios científicos e de inovação e é inventor de várias patentes. Leciona regularmente em cursos de licenciatura e pós-graduação em várias universidades.
Durante a pandemia de COVID-19, Miguel esteve envolvido na criação da Força-Tarefa do iMM para o diagnóstico do SARS-CoV-2. Tem um interesse especial na área da vacinação e tem abordado este tema em múltiplas ocasiões em conferências, webinars e na comunicação social.