Perfil
Paulo M. S. T. de Castro obteve a licenciatura em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1973, o mestrado em Mecânica Aplicada pelo Imperial College London em 1977 e o doutoramento pelo Cranfield Institute of Technology (actual Cranfield University) em 1980.
Atualmente é professor emérito da Universidade do Porto, após se ter aposentado em 2020 como professor catedrático de Engenharia Mecânica. Os seus interesses de investigação centram-se principalmente na área da fadiga, fractura e integridade estrutural. Através de uma série de projetos de I&D financiados pela União Europeia (UE), parte da sua investigação está relacionada com o comportamento mecânico das ligações estruturais, incluindo adesivas, rebitadas e soldadas.
Esteve envolvido em diversas associações científicas e profissionais nacionais e internacionais, como a ASME onde foi membro do Board on Professional Practice and Ethics, EASN, TWI, IOM3, SPM, APAET, SEFI, SPEE e Ordem dos Engenheiros, entre outros. É membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e membro do conselho editorial das revistas Fatigue and Fracture of Engineering Materials and Structures, International Journal of Structural Integrity, Mechanika, UPB Scientific Bulletin Series D: Mechanical Engineering, entre outras.
Teve períodos sabáticos como Fulbright Scholar na Universidade da Califórnia em Berkeley, e como investigador visitante na Lehigh University, e apresentou palestras convidadas no Imperial College London, Lehigh University, Univ. Califórnia em Berkeley, Univ. de Maryland e Univs. Federais do Rio de Janeiro, Coimbra, Lille, Napoli e Salerno, entre outras. Foi professor convidado na Université des Sciences et Technologies de Lille e consultor na Univ. Eduardo Mondlane de Moçambique. No período 2018-2021 foi membro do Comité Científico do programa da UE Clean Sky 2. Recebeu em 2018 a Medalla del Grupo Español de Fractura, e em 2016 a medalha de mérito científico da SPM Sociedade Portuguesa de Materiais, entre outras distinções.