Perfil
Pedro Camanho (Mestrado em Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Doutoramento em Materiais Compósitos, Departamento de Aeronáutica, Imperial College London) é Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi Cientista Visitante no NASA-Langley Research Center e no U.S. Air Force Research Laboratory, Professor Visitante da Royal Society no Imperial College de Londres, Professor Visitante na Escola Normal Superior de Cachan, Universidade de Brown e Universidade de Cambridge.
Os principais interesses de investigação de Pedro Camanho são a mecânica da deformação e fratura de materiais compósitos poliméricos em diferentes escalas espaciais e temporais e novos conceitos para materiais e estruturas leves para aplicações aeroespaciais, tais como compósitos híbridos, nano-estruturados, com rigidez variável e multifuncionais.
Pedro Camanho coordenou vários projetos de investigação financiados pela Agência Espacial Europeia, Airbus, Embraer, Daimler AG, União Europeia, FCT, e US Air Force Research Laboratory. Em 2024 recebeu uma “Advanced Grant” do Conselho Europeu de Investigação (ERC).
Pedro Camanho recebeu vários prémios, incluindo: Jovem Investigador em Mecânica Aplicada e Computacional, Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (2005), NASA – H.J.E. Reid Award for Outstanding Scientific Paper, U.S.A.(2006), Prémio Excelência em Investigação da Universidade do Porto (2020), Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Fadiga e Integridade Estrutural (2020), eleito sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Portugal (2023), Professor Honorário, Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing, China (2024), medalha da Academia, Academia do Ar e do Espaço, França (2024), eleito para a Academia de Engenharia, Portugal (2024).
O seu trabalho tem sido transferido com sucesso para a indústria e serviços: elementos finitos implementados pelo ABAQUS, modelos de materiais implementados pelo LS-DYNA e Digimat, e técnicas experimentais que são utilizados nas indústrias automóvel e aeroespacial.