© Carlos Pimentel/Global Imagens
Maria Salomé Pais foi condecorada com a Medalha de Mérito Científico durante o Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal, numa cerimónia realizada no início de julho deste ano, na cidade de Aveiro. A distinção é um testemunho do reconhecimento de toda uma vida dedicada à ciência. A ilustre professora catedrática aposentada do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) demonstrou especial interesse pelos avanços científicos internacionais, com destaque no campo da biologia celular vegetal, área em que iniciou a sua trajetória científica.
A Academia das Ciências de Lisboa congratula-se com esta distinção e apresenta à confrade Maria Salomé Pais calorosos cumprimentos de felicitações.
Maria Salomé Pais, atual Presidente do Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa, dedica-se diariamente à promoção de atividades científicas, tais como organização de seminários e ciclos de conferências dedicados a públicos alargados. Sob a sua liderança, o Instituto destaca-se como uma referência científica em Portugal, fomentando a colaboração entre instituições nacionais e internacionais. Com vasta experiência e dedicação, continua a inspirar jovens cientistas a contribuírem para o progresso científico e tecnológico do país. No âmbito da Cátedra Eduwell da UNESCO, de que é coordenadora responsável, promove ações de formação avançada em ambiente de e-learning sobre temas relevantes para o estudo do desenvolvimento social, económico e cultural à escala global.