comunicado_ILLLP

Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa celebra mais de 500 mil consultas no primeiro ano

Ao encerrar o ano, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), por intermédio do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP), tem a honra de partilhar os resultados alcançados pelo Dicionário da Língua Portuguesa (DLP-ACL) desde o seu lançamento, em abril de 2023.
Com um número excecional de mais de 500 mil consultas, o DLP-ACL não apenas alcançou, mas superou as expectativas, consolidando-se como uma ferramenta imprescindível para todos os falantes de língua portuguesa. Compreendendo mais de 100 mil entradas e 194 mil definições, além de oferecer uma experiência de consulta fácil e gratuita, também se distingue pela sua atualização diária e contínua.
Ao longo deste ano, testemunhámos um aumento significativo do número de utilizadores recorrentes, contabilizando mais de 13 mil. Este resultado constitui um testemunho inequívoco da fidelidade de quem procura neste recurso uma resposta às suas necessidades.
Destacamos com entusiasmo que o DLP-ACL transcende fronteiras, registando um notável crescimento de visitas em países como Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica ou Roménia, além de uma significativa presença em Angola, França e na Alemanha.
Este êxito deve-se, sobretudo, às contribuições do público, que nos brinda diariamente com sugestões e comentários, e ao compromisso contínuo da ACL com os padrões de qualidade.
Um agradecimento final vai assim dirigido a todos os utilizadores que têm contribuído para a vida deste projeto, e reiteramos o nosso compromisso em continuar a aprimorar e a enriquecer o dicionário em 2024.

Academia das Ciências de Lisboa
Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa

Para aceder ao dicionário carregue Aqui

Contacto: illlp@acad-ciencias.pt