Noticia_Sapea_Arlindo_Oliveira_2024

Arlindo Oliveira (IST-UL) nomeado pela Academia das Ciências de Lisboa para relatório da UE sobre Inteligência Artificial na Ciência


O Professor Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico (IST), foi nomeado pela Academia das Ciências de Lisboa (ACL) para integrar um grupo de trabalho internacional encarregado de elaborar um relatório sobre a adoção responsável e oportuna da Inteligência Artificial (IA) na ciência na União Europeia (UE).

A importância da Inteligência Artificial na Ciência

A IA emergiu como uma ferramenta revolucionária que permeia todas as esferas da sociedade, com uma aceleração notável nos últimos dois anos. A IA traz consigo poderosas oportunidades, mas também desafios e riscos, enfatizando a importância de políticas adaptadas. Neste momento crucial, o Regulamento da UE sobre a IA promete ser o primeiro quadro jurídico de sempre sobre a IA, posicionando o continente num papel de liderança para enfrentar os riscos da tecnologia. As aplicações de IA estão a permear rapidamente a investigação científica em praticamente todos os campos, acelerando a descoberta científica e a inovação através de conjuntos de dados colossais e acesso a infraestruturas computacionais extremamente poderosas. Paralelamente às enormes oportunidades da IA para a ciência, estão em curso discussões e debates nas universidades, ponderando as oportunidades face aos potenciais riscos da IA para a fiabilidade, reprodutibilidade e transparência da produção científica e da nossa futura base de conhecimento.

Sobre o relatório

Este relatório analisa o panorama atual, examina os desafios e oportunidades existentes associados à adoção da IA na ciência, analisa o impacto da IA nos ambientes de trabalho e competências dos investigadores, e propõe opções políticas para enfrentar os desafios identificados. O relatório baseia-se numa base abrangente de evidências, estabelecida através de uma extensa revisão da literatura e posteriormente enriquecida por três workshops de especialistas realizados entre o final de 2023 e o início de 2024.

Um reconhecimento do mérito da investigação portuguesa

A nomeação do Prof. Arlindo Oliveira por parte da ACL é um reconhecimento do seu mérito na investigação portuguesa nas áreas relacionadas com a Inteligência Artificial. A ACL agradece a sua participação na elaboração deste relatório que pode ser consultado no site da ACL aqui.