A Academia das Ciências de Lisboa anuncia a publicação de uma monografia intitulada “Energia: Perspetivas a Médio e Longo Prazo”, coordenada pelo académico Rui Vilela Mendes. A obra, disponível online através do site da Academia, oferece uma análise aprofundada sobre os desafios e oportunidades no setor energético, com foco nas perspetivas futuras a médio e longo prazo.
A monografia, que já está acessível ao público em dois volumes distintos (Volume 1 e Volume 2), reúne contribuições de diversos especialistas na área da energia. O trabalho aborda temas cruciais como a transição energética, a sustentabilidade, as fontes renováveis e os impactos económicos e sociais das políticas energéticas.
Os autores destacam a importância de uma visão integrada e multidisciplinar para enfrentar os desafios energéticos globais. “A transição energética está em curso em praticamente todos os países do mundo, embora progrida com ritmos diversos e tenha diferentes pontos de partida e especificidades (…) Uma política pública informada e atenta aos problemas atuais e futuros a que a nossa sociedade será exposta, é uma condição essencial para a adoção das soluções ou formas de mitigação adequadas”, afirmam.
A obra está estruturada em capítulos que exploram temáticas que vão desde as tecnologias emergentes até às implicações geopolíticas da transição energética. Um dos aspetos destacados é a necessidade de investimento em inovação e infraestruturas para garantir a segurança energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
A publicação está disponível para consulta e download gratuito, reforçando o compromisso da Academia das Ciências de Lisboa em promover o conhecimento e a divulgação científica. Para além das hiperligações diretas para os volumes, os interessados podem aceder a mais detalhes através da Biblioteca Digital no site da Academia, onde é possível explorar o conteúdo completo da monografia.