A Academia das Ciências de Lisboa (ACL), representada pelo seu Presidente, José Francisco Rodrigues, e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), representado pelo Diretor Executivo, João Neves, assinaram, no dia 19 de maio, um protocolo de cooperação por via do qual as duas organizações se comprometem a identificar e desenvolver ações num âmbito alargado de áreas, passando pela cooperação e assistência técnica, pela investigação e formação e pela organização de seminários, conferências e outras atividades de caráter científico.
A sessão de assinatura teve lugar no Salão Nobre da Academia das Ciências, seguida de uma reunião de trabalho que contou também com a participação da Presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP) da ACL, Ana Salgado, do Vogal pela Classe de Ciências na Comissão Diretiva do mesmo Instituto, Manuel Lemos de Sousa, do Vogal pela Classe de Letras da Comissão das Relações Internacionais da ACL, Jorge Braga de Macedo e do anterior Presidente e atual Vice-presidente da ACL, José Luís Cardoso.
Com uma agenda a cobrir já várias áreas consagradas no protocolo, a reunião permitiu identificar oportunidades de trabalho conjunto, perspetivando-se, desde logo, no domínio da formação, a realização, em breve, de dois cursos de formação especializada a serem organizados pelo IILP com o apoio científico da ACL. Entre outros assuntos foi ainda abordada a II Reunião do Grupo Multilateral de Reflexão do IILP, que voltará a contar com a colaboração do ILLLP – ACL, bem como a colaboração entre as duas instituições no âmbito do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
