A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e os filhos do historiador António Pedro Vicente (Filipa Lowndes Vicente e António Luís Vicente), assinaram no dia 30 de outubro uma Declaração de Cedência à ACL, a título permanente, da Coleção Guerra Peninsular de António Pedro Vicente.
Esta notável coleção, que o historiador António Pedro Vicente reuniu ao longo da sua vida, integra um acervo documental constituído por livros, jornais, folhetos avulsos, proclamações, editais e outros documentos relativos ao período das invasões francesas em Portugal (1807-1814). A coleção integra ainda uma ampla bibliografia sobre a historiografia do período, com destaque para obras publicadas por ocasião do 1º centenário da Guerra Peninsular. Trata-se de um conjunto de fontes impressas primárias e secundárias da maior importância para o estudo de acontecimentos tão marcantes da vida política, social, económica, militar e também literária na história contemporânea portuguesa e europeia.
A Biblioteca da ACL irá proceder à catalogação e digitalização seletiva deste espólio, permitindo o acesso livre a todos os investigadores interessados em conhecer melhor este período histórico.
O acordo de cedência desta coleção foi possível graças ao apoio mecenático da Fundação Millennium BCP.
