Perfil
Licenciado em Medicina, fez a sua formação em radiologia em Coimbra, Lisboa e Roma (cada um dos estágios superior a um ano), completada com estágios de curta duração em Espanha, Bélgica e Alemanha. Na sua carreira académica realizou o doutoramento e a agregação, tendo alcançado o cargo de professor catedrático e presidido aos conselhos pedagógico e científico da Faculdade de Medicina de Coimbra, bem como à sua Assembleia de Representantes. Também na sua Faculdade, integrou a comissão de reforma do plano de estudos da licenciatura em medicina e esteve envolvido na génese da nova licenciatura em medicina dentária. Aquando da programação do novo hospital universitário de Coimbra, dirigiu a adoção de uma planificação arquitetónica inovadora. Envolveu-se também na definição dos equipamentos radiológicos para outras unidades públicas de saúde, em Lisboa e na região Norte.
Na Ordem do Médicos, foi coordenador do Conselho Nacional de Ética e Deontologia e, enquanto presidente do Colégio de Radiologia, promoveu a adoção de um novo plano de formação nacional desta especialidade. Interessou-se sobretudo pela radiologia digestiva e óssea. Foi introdutor em Portugal do estudo gástrico em duplo contraste e, com Diniz de Freitas, da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica. Aperfeiçoou a técnica de microrradiografia de osso não descalcificado, o que lhe consentiu realizar estudos pioneiros por historradiografia, sobre nomeadamente o calo ósseo e sobre o efeito das radiações eletromagnéticas no crescimento ósseo.
Interessou-se também pela bioética, tendo sido cofundador do primeiro centro de estudos de bioética em Portugal. Nesta área publicou e interveio em doutoramentos de bioeticistas, na UCP.