Perfil
Victor Manuel de Matos Lobo nasceu em Coimbra, Portugal, a 18 de fevereiro de 1940. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra, em 1963, com distinção. Foi convidado para assistente em Coimbra, e para ir, em comissão de serviço, para a Universidade de Moçambique. Em 1966 foi para Cambridge, Inglaterra, para doutoramento. Já na Universidade de Coimbra, ficou Professor Associado em 1975, e Professor Catedrático em 1981, continuando a investigar em eletroquímica.
Publicou manuais para as suas aulas.
Em 1977 publicou uma tradução portuguesa de um livro sobre Termodinâmica Química, curso que lecionou durante décadas. Em 1975 publicou o Vol. I de um trabalho intitulado “Electrolyte Solutions: Literature Data on Thermodynamic and Transport Properties”. Em 1989 publicou, “Self-diffusion in Electrolyte Solutions. A critical examination of data compiled from the literature” (Elsevier, Amsterdão). Em 1990 publicou uma obra em dois volumes, com cerca de 2500 páginas, para a Editora Elsevier, intitulada ” Handbook of Electrolyte Solutions”. Organizou um banco de dados fundamentais de electroquímica para o Scientific Engineering Research Council, no Reino Unido.
Foi eleito Membro Associado da IUPAC, promovido a Membro Titular e reeleito.
Recebeu a Medalha de Ouro da “15th International Exhibition of Inventions and New Techniques”, Genebra, Suíça, a medalha Nicolai M. Emanuel, da Academia Russa de Ciências , o prémio da Sociedade de Eletroquímica, e prémios dos alunos após Jubilação.
Foi eleito membro Associado da Academia das Ciências de Lisboa e depois Efetivo.
Foi Diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra. Foi convidado para o Conselho responsável por aceitar revistas científicas no SciELO, É Editor da “Portugaliae Electrochimica Acta”, Presidente da Comissão Nacional de Corrosão ( ligada ao Ministério da Indústria), tem sido Head of the Portuguese Delegation em reuniões internacionais da ISO e CEN, o representante da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica no EuCheMS. Foi: Presidente da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Química, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica, Presidente da Assembleia Geral da Intercultura, Vice-presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica, membro do Conselho Nacional de Educação. Foi Deputado Municipal em Coimbra, e em Mortágua.